Chefe da Sauber teme potenciais problemas com teto de gastos
Chefe da Sauber teme potenciais problemas com teto de gastos
Fred Vasseur apoia a iniciativa, mas alerta para que controle dos gastos das equipes não monopolize as conversas no futuro
O chefe da Sauber, Fred Vasseur, admitiu que está temeroso com a possibilidade de um teto de gastos na F1, o que poderia expor a categoria ao ridÃculo devido à dificuldade de fiscalizá-lo.
O chefe da Sauber, Fred Vasseur, admitiu que está temeroso com a possibilidade de um teto de gastos na F1, o que poderia expor a categoria ao ridÃculo devido à dificuldade de fiscalizá-lo.
Apesar da equipe suÃça ser uma das que mais se beneficiariam com a tentativa de reduzir os custos das grandes equipes, ele está cauteloso com a forma com que o plano será introduzido.
Ele tem preocupações de que um simples teto de gastos não seria a forma correta de fazer isso, especialmente se houver o risco de que isso se torne o principal assunto no paddock.
“Se tivermos o mesmo dinheiro que as equipes de ponta, diminuirÃamos a diferença”, disse Vasseur ao Motorsport.com
“Mas não sei se terÃamos de fazer isso através das regras – como algumas peças padronizadas. Então, as maiores equipes poderão gastar o mesmo que hoje, mas por ganhos pequenos.”
“Nós poderÃamos fazer um monitoramento financeiro, mas estou um pouco temeroso quanto a isso. No papel isso pode funcionar, mas então terÃamos que ver como monitorarÃamos durante uma temporada, evitando estar em situação em que há notÃcias que dizem que Ferrari ou Mercedes gastam mais do que é permitido.”
Foto: Lat Images/ Terra
“Algo como isso seria o pior cenário para a imagem e o espetáculo da F1, porque, a esta altura – para os fãs – o lado ruim da F1 é que se tornaria uma questão de orçamentos. E se todos nós só falássemos sobre orçamentos, seria um pesadelo.”
Vasseur acha que alguma forma de controle de gastos é essencial, mas acredita que a melhor forma seria limitar oportunidades para que as maiores equipes encontrem performance através de um gasto extra.
“Se você quer ter um teto de 150 milhões, isso não afetaria a Force India, não nos afetaria, e não afetaria a maioria das equipes”, analisou.
“Se você excluir os pilotos e o marketing, seria só para as três maiores. A melhor forma seria fazer isso pro regulamento: limitar o orçamento necessário para render através das regras.”
“A Mercedes sempre poderá gastar mais do que nós, o que não tem problema. Mas, pelo menos, precisa haver a oportunidade para as equipes menores estarem em posição de lutar por um pódio.”
“Se você quer ser atiçado para o começo de uma prova, então [Esteban] Ocon ou [Sergio] Pérez podem estar em um pódio em todas as corridas se fizerem um bom trabalho.”
“No momento você tem duas Mercedes, duas Ferrari e duas Red Bull, e isso é um pouco entediante.”
Fonte: Terra Esportes
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